20 agosto 2010

ALFAMAT trabalha com História em Quadrinhos-HQ

Dentro do Projeto ALFAMAT o NIED realizou nesta sexta-feira, 20 de agosto, mais uma oficina de formação para professores de Salas de Informática. As oficinas foram ministradas pelos professoras Odinéa Lopes, Dilson Aires, Antonio Sales e Franz Pereira.

Cerca de 50 professores ocuparam 2 laboratórios de Informática para aprenderem a utilizar o software HagáQuê (acesse o site oficial AQUI).

Os professores tiveram à sua disposição dezenas de revistas em quadrinhos para manusear e observar algumas características estruturais, tais como roteiro, a distribuição dos quadrinhos na página, os planos das figuras, os tipos de balões, as onomatopéias empregadas nas HQ etc.  Também aprenderam a criar um storyboard e a fazer o download e instalação do programa HQ.
Empolgada com o programa e suas potencialidades, a professora Ivanete Lobo, da Escola Municipal Maria Amoras, já planejava elaborar um projeto  para a Semana da Cultura, que deverá ocorrer em outubro ou novembro em sua escola. Sua idéia é criar uma fotonovela com temas do cotidiano da escola, tendo como escritores e atores os alunos e professores. Esperamos para conferir essa excelente idéia.

Já Roberto Cunha,  professor da Escola Municipal Palmira Lins, e autor do blog "Vamos Papear", disse que pretende utilizar o software na Sala de informática da escola para promover um concurso de histórias em quadrinhos entre os alunos.

Como se vê, os esforços do NIED em oferecer formação adequada e cada vez melhor aos pŕofessores de Salas de Informática Educativa-SIE, para que sejam capazes de promover uma participação mais efetiva das TIC na educação pública municipal, estão encontrando eco  nos  corações desses profissionais.

Veja abaixo os links para material elaborado pela Profª Rosistela e Prof. Sales e  distribuído aos participantes.
 Postado por Franz


Postagens Relacionadas

Alfamat: compartilhando saberes

Com o objetivo de valorizar e proporcionar a troca de saberes entre professoras e professores do Ciclo II da Rede Municipal de Ensino de Bel...