Dentro do Programa ALFAMAT, começou nesta segunda-feira, dia 9 de maio, a segunda fase do Projeto ÁGUA, com o tema "Água no corpo humano".
Mais de 200 professores de C2, divididos em 12 turmas, estão participando desta que é a V Oficina realizada neste ano. Eles recebem uma formação continuada que complementa, de maneira especial, suas práxis de sala de aula, para que possam transmitir com mais eficiência os conteúdos de Portugues e Matemática que são exigidos durante a Prova Brasil.
Redescobertas
Para muitos professores essas oficinas são verdadeiras aulas de redescoberta. Há, mesmo, aqueles que afirmam ter adquirido compreensão e segurança num dado conteúdo a partir das oficinas do ALFAMAT.
Para trabalhar, por exemplo, dentro da unidade Grandezas e Medidas, o Prof. Roberto Cunha desenvolveu um objeto de aprendizagem denominado "Malha centesimal" (veja acima no botão MATERIAIS), o esqueleto numérico e elaborou atividades com tiras de papel A4.
Com elas os professores aprendem a constriur conceitos e realizar operações com números decimais, trabalhar fração, fazer medidas, descobrir as relações do sistema métrico decimal. Depois irão repassar essa aprendizagem para seus alunos, em sala de aula.
Como disse uma professora: "A atividade (...) serviu para clarear as dúvidas que eu tinha, espero facilitar o aprendizado do educando, sobre número decimal". Outra afirmou que "... foi bastante importante, visto que ajudou-me a compreender e a planejar métodos pedagógicos um tanto que lúdicos a serem desenvolvidos com os alunos em sala de aula".
Com elas os professores aprendem a constriur conceitos e realizar operações com números decimais, trabalhar fração, fazer medidas, descobrir as relações do sistema métrico decimal. Depois irão repassar essa aprendizagem para seus alunos, em sala de aula.
Como disse uma professora: "A atividade (...) serviu para clarear as dúvidas que eu tinha, espero facilitar o aprendizado do educando, sobre número decimal". Outra afirmou que "... foi bastante importante, visto que ajudou-me a compreender e a planejar métodos pedagógicos um tanto que lúdicos a serem desenvolvidos com os alunos em sala de aula".
Estudar sem memorização
Em Português trabalha-se as competências em leitura, questões lógicas e discursivas, de tal maneira que os professores aprendem novas abordagens para velhos conteúdos. Uma abordagem metodológica que foge da velha prática baseada na memorização, em que eles próprios foram formados e tendem a reproduzir.
Créditos: Fotos do Prof. Antonio Sales e Profª Simone.
Postado por Franz