04 março 2011

ALFAMAT NO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA

  • VISITA AO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA E A COSANPA
Parte dos professores responsáveis pelas oficinas  ALFAMAT, Odinéa Lopes (Coordenadora), Rosita Ribeiro, Simone Neves, Antonio Sales e Roberto Cunha, esteve ontem (dia 03/03), no Parque Estadual do Utinga-PEUt e Estação de Tratamento da COSANPA.

O PEUt é uma unidade de conservação e proteção integral dos recursos naturais e ecossistemas regionais, como os mananciais  Bolonha e Água Preta, responsáveis pelo abastecimento de água para mais de 60% da Região Metropolitana de Belém; enquanto a COSANPA é o órgão estadual responsável pelo tratamento de águas e esgotos.
A equipe do NIED e a cientísta ambiental Aína Gorayeb
A visita técnica teve como objetivo a coleta de informações sobre os mananciais e processo de tratamento de água, para subsidiar o Projeto ÁGUA, que é parte do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação-ALFAMAT.

Na ocasião, a equipe pedagógica do Parque propôs uma parceria com o  NIED, dentro do programa Alfamat. Para o NIED a idéia de uma parceria  é muito importante, pois o projeto ÁGUA envolve cerca de 300 professores e alunos de 430 turmas de 56 escolas da rede municipal, e essa parceria permitirá que todos esses participantes possam visitar o Parque e  a COSANPA, para receberem uma aula sobre cidadania e sobre proteção, preservação e conservação da água. 




Espera-se, com essas visitas, que os alunos e professores  envolvidos não apenas desenvolvam um novo olhar sobre a importância da água na sua vida pessoal e na sociedade planetária. 

Como disse o prof. Roberto, fazendo um trocadilho: A visita contribuiu para que a gente "mergulhasse" mais fundo no projeto. E acrescentou: Para mim foi muito importante porque  resignificou o Projeto ÁGUA. Acho que nos deu uma outra visão, uma visão mais significativa do Projeto, de sua importância e de suas dimensões pedagógicas


Postado por Franz

Alfamat: compartilhando saberes

Com o objetivo de valorizar e proporcionar a troca de saberes entre professoras e professores do Ciclo II da Rede Municipal de Ensino de Bel...