O Programa ALFAMAT criou e desenvolve desde o início do mês o Projeto ÁGUA, onde são trabalhados diversos conteúdos Língua Portuguesa e Matemática. A equipe utiliza diversos recursos como textos, vídeos, animações, músicas etc. A finalidade é que os participantes levem para suas salas de aula o que aprenderam e desenvolvam as atividades propostas e melhorem a leitura, a escrita e a matematização de seus alunos.
O desafio lançado pelo NIED com O ALFAMAT foi o de que as professoras e professores de C2 (1º e 2º anos) revessem suas práticas pedagógicas em letramento e matematização. E isso não só foi entendido como foi amplamente aceito. Com o projeto ÁGUA estamos produzindo muito material que já estão sendo utilizado em sala de aula. Abaixo, presentamos o relato de alguns professoras e suas produções.
E.M. MIGUEL PERNAMBUCO FILHO – MANHÃ – Profª. CRISTINA DO CARMO
“A partir dos estudos de texto sobre a água com os alunos, pesquisas sobre o significado de palavras como POTÁVEL, DESPERDIÇAR, ECONOMIZAR, sessão de vídeo, dentre outras atividades, percebi o interesse, participação, motivação dos alunos e com o intuito de mantê-los incentivados e disposto a compreender a temática trabalhada. Solicitei aos mesmos pesquisa sobre os ritmos paraenses, propondo para que juntos construíssemos uma paródia valorizando o ritmo da nossa região e além dos ritmos trouxeram para a sala de aula CD'S de carimbó, siriá, lundú. Dentre estes ritmos votamos qual o ritmo que escolheríamos para a construção da paródia. Aproveitei para explicar este tipo de gênero literário, os cuidados na substituição das palavras para conservar as rimas e escolhemos um pout-pourri de Roberto Leal, demos um sub-título para a paródia: “No balanço das águas”, cantamos e a próxima etapa já pedida pelos alunos montar uma coreografia.”
ILMA FERNANDES & COLABORAÇÃO DE KATIA TAVARES (C2-2101 e C2-1303)
ILMA FERNANDES & COLABORAÇÃO DE KATIA TAVARES (C2-2101 e C2-1303)
“A partir do estudo de diversos textos trabalhados e interpretados em sala de aula, foi tirado as palavras significativas dos mesmos. Em seguida, trabalhamos a estrutura de uma poesia e então surgiu a idéia de construir uma com as palavras trabalhadas por eles. Foi um trabalho bastante significativo e gratificante para os alunos, eles se acharam muito importante na construção e sentindo autores.”
Água é vida!
Quero dizer uma coisa,
Que para todos é muito importante.
A água no planeta é vida,
Por isso este aviso alarmante.
E juntos trabalhar.
Para a água do planeta,
Começamos a preservar.
Vamos usá-la,
Mas com muita consciência.
Para que mais tarde,
Ninguém se arrependa.
Da água todos têm necessidade,
E sem ela não podemos viver.
Então vamos dela cuidar,
Para todos bem sobreviver.
(cantado sobre a música Coração de Estudante)
PROFESSORA ROSANGELA BOTELHO-UMEF - FRANCISCO NUNES- C2 1101 - C2 1203
“A atividade foi desenvolvida em sala de aula com os alunos através da letra da música 'Água' do Arnaldo Antunes. Primeiro eles leram a letra no quadro e foram desenhando no papel todo o trajeto feito pela água.
Foi muito interessante pois os alunos ficavam questionando e conversavam entre sí, todos participaram e compreenderam muito bem o processo do tema."
Foi muito interessante pois os alunos ficavam questionando e conversavam entre sí, todos participaram e compreenderam muito bem o processo do tema."
E. M. WALTER LEITE CAMINHA. Profª MILENA MORAES
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA
“Inicialmente os alunos foram indagados sobre os seus conhecimentos prévios sobre a temática em Após esse momento os mesmos assistiram ao slide sobre o assunto “Planeta água” ocasião em que refletimos sobre a importância da água para a vida. Em seguida, foram orientados a formular um livrinho demonstrando cenas e explicações sobre a importância da água para a vida"
“A atividade foi desenvolvida em sala de aula com os alunos através da letra da música 'Água' do Arnaldo Antunes. Primeiro eles leram a letra no quadro e foram desenhando no papel todo o trajeto feito pela água. Foi muito interessante pois os alunos ficavam questionando e conversavam entre sí, todos participaram e compreenderam muito bem o processo do tema."
E. M. JOSINO VIANA - Profª FÁTIMA MORGADO - C2 (2202)
PRODUÇÃO DOS LIVROS
“A aula aconteceu com o tema Água, ouvimos várias músicas durante a produção dos livros para que os alunos relatassem através de desenhos ou escrita seus entendimentos. Pudemos perceber que ouve um bom entendimento e criatividade nas produções dos livros pelos alunos e um bom interesse em confeccionar os mesmos."
Atividade da Malha Percentual ou Malha Centesimal
"Nessa atividade os professores desenharam um retângulo e dentro dele uma figura de sua escolha. Após o desenho ser significado foi construída uma malha de dez por dez retangulos iguais e então uma série de considerações são feitas e então foi colocada a proposta considerada por nós inusitada: Cada retângulo faz parte dos cem retângulos do total portanto, cada retângulo se chama UM PORCENTO, além dos outros nomes já construídos tradicionalmente como. CENTÉSIMO, 1/100.
A partir desse momento acontece a apropriação matemática da imagem através do “óculos matemático”, podendo cada professor fazer uma série de observações sobre o valor percentual de cada parte da figura e de toda ela."
A partir desse momento acontece a apropriação matemática da imagem através do “óculos matemático”, podendo cada professor fazer uma série de observações sobre o valor percentual de cada parte da figura e de toda ela."
Atividade do Esqueleto Numérico
"Nessa atividade os professores foram convidados a construir um Sistema de Numeração Decimal a partir de uma folha de papel A4 donde estava desenhada uma malha de 40 por 80 linhas e colunas.
E a partir de destacar um único retangulozinho no primeiro passo, o passo inicial que tudo define e gera. Como o sistema decimal se baseia em agrupar os elementos contados de dez em dez, foi feito um grupo de dez uns, 10 unidades. Depois foram construídos grupo de dez de dez e assim por diante.
O resultado dessa atividade e a construção do “ESQUELETO NUMÉRICO”. As operações matemáticas da aritmética podem perfeitamente ser implementadas nesse esqueleto e assim servir para ressignificar ums série de “lacunas” presentes nas nossas aprendizagens referentes a estas operações."
Postado por Franz Pereira
Postado por Franz Pereira